Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara promove seminário para debater a violência contra a mulher

Câmara promove seminário para debater a violência contra a mulher

por bua última modificação 23/10/2018 17h11
Câmara promove seminário para debater a violência contra a mulher

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Butiá

Na noite da última segunda-feira, 24, o Ginásio Gastão Hoff, em Butiá, foi palco de um amplo e qualificado debate sobre a violência contra a mulher. O seminário “12 anos da Lei Maria da Penha – O Feminicídio e o Silêncio que Mata” promovido pela Câmara Municipal de Vereadores de Butiá, proporcionou momentos de troca de conhecimento e trouxe à tona, a discussão sobre o tema que está presente no dia a dia das cidades brasileiras.

A roda de debate, que teve a mediação do vereador Leonardo Montenegro, presidente da Câmara de Vereadores, contou com a participação da Pretora do município, Drª Lizilena Ranzolin, da Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Tanira Marques e da Delegada Tatiana Bastos, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), de Porto Alegre. Além disso, o encontro também teve a participação de representantes do Movimento de Mulheres Olga Benário.

O público presente, formado por autoridades, professores e estudantes das escolas Marechal Rondon e Visconde de Mauá, pôde acompanhar o grupo de teatro do Instituto Federal Sul-Riograndense, campus Charqueadas, que realizou uma apresentação inicial, tendo como tema, casos de violência contra a mulher.

Durante o debate, a coordenadora Tanira Marques relatou sobre a dificuldade enfrentada pelas mulheres, que, muitas vezes não chegam a denunciar as agressões. Nesse sentido, corroborou a delegada Tatiana Bastos, informando que é de dez anos o tempo médio que uma mulher leva para denunciar uma agressão. A Pretora do município, Dra. Lizelena, ressaltou que "o futuro está nas mãos dos jovens, e que, a eles cabe desenhar uma nova sociedade".

O presidente do Legislativo Municipal, Leonardo Montenegro, exaltou a relevância da discussão e afirmou que é necessário que este tema seja tratado continuamente, pois infelizmente está presente na vida de muitas pessoas da nossa comunidade.

O seminário faz parte das atividades preparatórias da 4ª edição do projeto Jovem Vereador, cujo tema deste ano é, justamente, a violência contra a mulher.

error while rendering plone.comments
Acesso Rápido