CMAS e Vereadores buscam alternativas contra o fim do SUAS
Na tarde de segunda-feira (11) foi realizada no Plenário da Câmara de Vereadores de Butiá uma reunião entre os Vereadores e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ocasião a qual foi abordado a decisão do Governo Federal que decreta o fim do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que será cortado buscando redução de gastos.
O SUAS é responsável pela criação e execução de diversos programas de Assistência Social como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica; como o programa Bolsa Família que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil; como também, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que oferta serviço continuado a famílias e indivíduos, em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, e etc. Entre outros programas ofertados pelo Sistema.
A CMAS com o auxilio do Legislativo de Butiá busca apoio dos Deputados Estaduais e Federais, além das demais Câmaras de Vereadores do Estado para reverter esta decisão que significaria o aumento das desigualdades sociais não somente para Butiá, mas para todo país. Mais de 30 milhões de famílias são referenciadas nos mais de 8 mil Centros de Referencia; mais de 70 mil pessoas acolhidas e protegidas; mais de 4,4 milhões de beneficiados do Beneficio de Prestação Continuada; mais de 13 milhões de famílias assistidas pelo programa Bolsa Família e etc. Com o fim do SUAS estes que utilizam dos programas de Assistência estariam com seus direitos ameaçados.
Texto/foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Butiá.